quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lei (82) - Certeza do POVO

Zé Povinho é uma personagem satírica de crítica social, criada por Rafael Bordalo Pinheiro e adoptada como personificação nacional portuguesa. Bordalo Pinheiro definiu assim a personagem: "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e... fica como sempre... na mesma".  Entretanto, apesar de relativamente simples, é uma figura cheia de contradições:
"Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco, activo, solidário, convivente...". 
O personagem tem como característica principal o gesto do manguito (o "Toma!"), representando a sua faceta de revolta e insolência.

Certeza do POVO
"A uma preocupação deve suceder, sempre, uma outra..."

... ora nem mais nem ontem... por isso mesmo é que temos cá a nossa querida e amiga TROIKA... para nos lembrar  que não podemos adormecer nem nos acomodar um só dia que seja... Sempre alerta é o lema porque em tempos de crise  ( e nos outros também) quem mais se lixa é o Zé...

Sem comentários:

Enviar um comentário