terça-feira, 17 de maio de 2011

Lei (13) - Primeiro postulado do Isomorfismo

Isomorfismo pode ser muitas coisas em muitas áreas do conhecimento e da ciência. Consideramos esta: s. m. Min. (do grego iso=igual e morphos=forma)- Propriedade apresentada por minerais que possuem a mesma, ou quase a mesma, estrutura cristalina mas composições químicas ligeiramente diferentes.

Primeiro postulado do isomorfismo
"As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si."


Pronto !... Nem mais…  apesar de ter boas razões para pensar que a universalidade desta Lei, que afinal é um postulado, pode, facilmente, ser colocada em causa.
Li, recentemente, um reconhecidíssimo artigo onde um grupo de peritos não menos reconhecidos, defendia convictamente que o produto de cada ida à casa de banho não sendo iguais entre si, também, não são iguais a coisa nenhuma…  o que, aparentemente, contraria e desmonta o postulado. De facto há coisas que teimam em manter e preservar, perante um determinado acontecimento, uma identidade única, irrepetível e imultiplicável…. A merda é uma delas…. Quando existe ou quando surge é sempre única, apesar das expressões popularmente vulgarizadas de que é o exemplo mais recorrente : “é sempre a mesma…”

Sem comentários:

Enviar um comentário